A Filosofia está em todo lugar!
Um dos tópicos que venho abordando em sala ultimamente consiste na identificação de temas filosóficos em diversos ambientes - que, num primeiro momento, "nada" proporcionariam de filosófico. Desta forma, podemos perceber que as redes sociais, as conversas cotidianas e as revistas estão cheias de sugestões filosóficas! Você já percebeu isso? Não!? Então vamos lá!
Primeiramente é importante notar que a filosofia nasce de uma pergunta. Qualquer temática pode ser filosófica? A resposta é sim, porém é importante lembrar que estamos buscando perguntas bem elaboradas, que nos faz pensar! Darei um exemplo à partir de uma das correntes que recebi no Facebook:
Bem, de posse dessa corrente, agora é hora de formularmos perguntas filosóficas! Algumas propostas são
- A corrupção pode ser justificável?
- O político deve transcender a camada pública?
- A política, ela mesma, é um aparelho ideológico do Estado?
De posse das perguntas, é hora de discutir! Se formos astutos, podemos extrair temáticas filosóficas tanto de assuntos "sérios" como o julgado acima, mas também de correntes e falas que, num primeiro momento, nada teriam de filosóficas!
Alguns dias atrás flagrei dois alunos discutindo (de forma não amistosa) acerca de bandas... um deles julgava a banda (x) como perfeita; enquanto o outro não concordava... a banda (y) era "mais perfeita"! Quando percebi esse embate, criei um tema pra próxima aula - aproveitando a deixa: o que é arte e qual a importância dela para os seres humanos? Assunto debatido, os ânimos entre os dois acalmaram.
Pois bem! Tudo pode ser filosófico! É só termos um olhar para tal.
Abraço, meus nobres!
Comentários
Postar um comentário