Enem 2017 - Filosofia / Questões
Olá, nobres internautas!
Em primeira mão, todas as questões de Filosofia / Sociologia do ENEM 2017 =)
Percebam a importância que a matéria vem ganhando e... boas reflexões!
Em primeira mão, todas as questões de Filosofia / Sociologia do ENEM 2017 =)
Percebam a importância que a matéria vem ganhando e... boas reflexões!
QUESTÃO
Muitos países se caracterizam por terem
populações multiétnicas. Com frequência, evoluíram desse modo ao longo de
séculos. Outras sociedades se tornaram multiétnicas mais rapidamente, como
resultado de políticas incentivando a migração, ou por conta de legados
coloniais e imperiais.
GIDDENS,
A. Sociologia. Porto Alegre: Penso, 2012 (adaptado).
Do ponto de vista do funcionamento das
democracias contemporâneas, o modelo de sociedade descrito demanda,
simultaneamente,
A) defesa do patriotismo e rejeição ao
hibridismo.
B)
universalização de direitos e respeito à diversidade.
C) segregação do território e estímulo ao
autogoverno.
D) políticas de compensação e
homogeneização do idioma.
E) padronização da cultura e repressão aos
particularismos.
QUESTÃO
Fala-se muito nos dias de hoje em direitos
do homem. Pois bem: foi no século XVIII – em 1789, precisamente que uma
Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos
do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo
de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias
e das mentalidades: o Iluminismo.
Fortes,
L R. O iluminismo e os reis filósofos.
São Paulo Brasiliense, 1981 (adaptado)
Correlacionando temporalidades históricas,
o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a
A) modernização da educação escolar
B) atualização da disciplina moral cristã.
C) divulgação de costumes aristocráticos.
D) socialização do conhecimento científico.
E)
Universalização do princípio da igualdade civil
QUESTÃO
Se, pois, para as coisas que fazemos existe
um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse
fim; evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem. Mas não terá o conhecimento,
porventura, grande influência sobre essa vida? Se assim é, esforcemo-nos por
determinar, ainda que em linhas gerais apenas, o que seja ele e de qual das
ciências ou faculdades constitui o objeto. Ninguém duvidará de que o seu estudo
pertença à arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar a
arte mestra. Ora, a política mostra ser dessa natureza, pois é ela que
determina quais as ciências que devem ser estudadas num Estado, quais são as
que cada cidadão deve aprender, e até que ponto; e vemos que até as faculdades
tidas em maior apreço, como a estratégia, a economia e a retórica, estão
sujeitas a ela. Ora, como a política utiliza as demais ciências e, por outro
lado, legisla sobre o que devemos e o que não devemos fazer, a finalidade dessa
ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem
humano.
ARISTÓTELES.
Ética a Nicômaco. In: Pensadores. São Pauto: Nova Cultural, 1991 (adaptado).
Para Aristóteles, a relação entre o sumo
bem e a organização da pólis pressupõe que
a) o bem dos indivíduos consiste em cada um
perseguir seus interesses.
b) o sumo bem é dado pela fé de que os
deuses são os portadores da verdade.
c) a
política é a ciência que precede todas as demais na organização da cidade.
d) a educação visa formar a consciência de
cada pessoa para agir corretamente.
e) a democracia protege as atividades
políticas necessárias para o bem comum.
QUESTÃO
Uma sociedade é uma associação mais ou
menos autossuficiente de pessoas que em suas relações mútuas reconhecem certas
regras de conduta como obrigatórias e que, na maioria das vezes, agem de acordo
com elas. Uma sociedade é bem ordenada não apenas quando está planejada para
promover o bem de seus membros. mas quando é também efetivamente regulada por
uma concepção pública de justiça. Isto é, trata-se de uma Sociedade na qual
todos aceitam, e sabem que os outros aceitam, o mesmo princípio de justiça.
RAWLS,
J. Uma teoria da justiça São Paulo. Martins Fontes, 1997 adaptado).
A visão expressa nesse texto do século XX
remete a qual aspecto do pensamento moderno?
A) A
relação entre liberdade e autonomia do Liberalismo.
B) A independência entre poder e moral do
Racionalismo.
C) A convenção entre cidadãos e soberano do
Absolutismo.
D) A dialética entre indivíduo e governo
autocrata do Ideallismo.
E) A contraposição entre bondade e condição
selvagem do Naturalismo.
QUESTÃO
TEXTO I
Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à
mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C.,
ele foi designado legislador em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a
exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam
continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da
força ou das pequenas concessões.
FINILEYM
Economia e sociedade na Grécia antiga Sāo Paulo: WMF Martins Fontes 2013
(adaptado)
TEXTO II
A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos
textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que
chegaram até nós. A publicaҫãо dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante,
pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento
favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos
poderosos.
EINAR,
PP Grécia e Roma. Sao Paulo. Contexto. 2011
O ponto de Convergência entre as realidades
sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de
A) discussão de preceitos formais
estabeleceu a democracia.
B) invenção de códigos jurídicos
desarticulou as aristocracias.
C) formulação de regulamentos oficiais
instituiu as sociedades.
D) definição de princípios morais encerrou
os Conflitos de interesses.
E)
criação de normas coletivas diminuiu as desigualdades de tratamento
QUESTÃO
Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a
pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também
que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo
determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência
bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever
livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua
máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo
emprestado e prometo pagá-lo, embora saiba que tal nunca sucederá.
KANT,
l. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo. Abril Cultural, 1980
De acordo com a moral kantiana, a “falsa
promessa de pagamento” representada no texto
a) assegura que a ação seja aceita por
todos a partir livre discussão participativa.
b) garante que os efeitos das ações não
destruam a possibilidade da vida futura na terra.
c)
opõe-se ao princípio de que toda ação do homem possa valer como norma
universal.
d) materializa-se no entendimento de que os
fins da ação humana podem justificar os meios.
e) permite que a ação individual produza a
mais ampla felicidade para as pessoas envolvidas.
QUESTÃO
O conceito de democracia, no pensamento de
Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no
discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de
tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública,
para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um
processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede
a decisão.
VITALE,
D. Jürgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH
(UFBA), v. 19, 2006 (adaptado).
O conceito de democracia proposto por
Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o
texto, é uma condição para que isso aconteça o(a)
a) participação direta periódica do
cidadão.
b)
debate livre e racional entre cidadãos e Estado.
c) interlocução entre os poderes
governamentais.
d) eleição de lideranças políticas com
mandatos temporários.
e) controle do poder político por cidadãos
mais esclarecidos.
QUESTÃO
A representação de Demócrito é semelhante à
de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem, mas nele
a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém
aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para
si. Por exemplo, partículas de came e de ouro seriam princípios que, através de
sua concentração, formam aquilo que aparece como figura.
HEGEL,
G. W. F. Crítica moderna. In: SOUZA, J. C. (Org.) Os pré-socráticos: vida e obra. São
Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado)
O texto faz uma apresentação crítica acerca
do pensamento de Demócrito, segundo o qual o “princípio constitutivo das
coisas” estava representado pelo(a)
a) número, que fundamenta a criação dos
deuses.
b) devir, que simboliza o constante
movimento dos objetos.
c) água, que expressa a causa material da
origem do universo
d) imobilidade, que sustenta a existência
do ser atemporal.
e)
átomo, que explica o surgimento dos entes.
QUESTÃO
Uma conversação de tal natureza transforma
o ouvinte; o contato de Sócrates paralisa e embaraça; leva a refletir sobre si
mesmo, a imprimir à atenção uma direção incomum: os temperamentais, como
Alcibíades sabem que encontrarão junto dele todo o bem de que são capazes, mas
fogem porque receiam essa influência poderosa, que os leva a se censurarem.
Sobretudo a esses jovens, muitos quase crianças, que ele tenta imprimir sua
orientação.
BREHIER,
E. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
O texto evidencia características do modo
de vida socrático, que se baseava na
a) contemplação da tradição mítica.
b)
sustentação do método dialético.
c) relativização do saber verdadeiro.
d) valorização da argumentação retórica
e) investigação dos fundamentos da
natureza.
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