Enem 2018 - Questões e Gabarito
Questão 01
O
filósofo reconhece-se pela posse inseparável do gosto da evidência e do sentido
da ambiguidade. Quando se limita a suportar a ambiguidade, esta se chama
equívoco. Sempre aconteceu que, mesmo aqueles que pretenderam construir uma
filosofia absolutamente positiva, só conseguiram ser filósofos na medida em
que, simultaneamente, se recusaram o direito de se instalar no saber absoluto.
O que caracteriza o filósofo é o movimento que leva incessantemente do saber à ignorância,
da ignorância ao saber, e um certo repouso neste movimento.
MERLEAU-PONTY,
M. Elogio da filosofia. Lisboa: Guimarães, 1998 (adaptado).
O
texto apresenta um entendimento acerca dos elementos constitutivos da atividade
do filósofo, que se caracteriza por
A)
reunir os antagonismos das opiniões ao método dialético.
B)
ajustar a clareza do conhecimento ao inatismo das ideias.
C)
associar a certeza do intelecto à imutabilidade da verdade.
D)
conciliar o rigor da investigação à inquietude do questionamento.
E)
compatibilizar as estruturas do pensamento aos princípios fundamentais.
Questão 02
TEXTO
I
Tudo
aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de
todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem
outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e
invenção.
HOBBES,
T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
TEXTO
II
Não
vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem
seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza
aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros,
esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao
gênero humano.
ROUSSEAU,
J.-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens.
São Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado).
Os
trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um
entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de uma
A)
predisposição ao conhecimento.
B)
submissão ao transcendente.
C)
tradição epistemológica.
D)
condição original.
E)
vocação política.
Questão 03
O
século XVIII é, por diversas razões, um século diferenciado. Razão e
experimentação se aliavam no que se acreditava ser o verdadeiro caminho para o
estabelecimento do conhecimento científico, por tanto tempo almejado. O fato, a
análise e a indução passavam a ser parceiros fundamentais da razão. É ainda no
século XVIII que o homem começa a tomar consciência de sua situação na
história.
ODALIA,
N. In: PINSKY, J.; PINSKY, C. B. História da cidadania. São Paulo: Contexto,
2003.
No
ambiente cultural do Antigo Regime, a discussão filosófica mencionada no texto
tinha como uma de suas características a
A)
aproximação entre inovação e saberes antigos.
B)
conciliação entre revelação e metafísica platônica.
C)
vinculação entre escolástica e práticas de pesquisa.
D)separação
entre teologia e fundamentalismo religioso.
E)
contraposição entre clericalismo e liberdade de pensamento.
Questão 04
A
primeira fase da dominação da economia sobre a vida social acarretou, no modo
de definir toda realização humana, uma evidente degradação do ser para o ter. A
fase atual, em que a vida social está totalmente tomada pelos resultados da
economia, leva a um deslizamento generalizado do ter para o parecer, do qual
todo ter efetivo deve extrair seu prestígio imediato e sua função última. Ao
mesmo tempo, toda realidade individual tornou-se social, diretamente dependente
da força social, moldada por ela.
DEBORD,
G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
Uma
manifestação contemporânea do fenômeno descrito no texto é o(a)
A)
valorização dos conhecimentos acumulados.
B)
exposição nos meios de comunicação.
C)
aprofundamento da vivência espiritual.
D)
fortalecimento das relações interpessoais
E)
reconhecimento na esfera artística.
Questão 05
A
quem não basta pouco, nada basta.
EPICURO.
os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985.
Remanescente
do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude:
A)
Esperança, tida como confiança no porvir.
B)
Justiça, interpretada como retidão de caráter.
C)
Temperança, marcada pelo domínio da vontade.
D)
Coragem, definida como fortitude na dificuldade.
E)
Prudência, caracterizada pelo correto uso da razão.
Questão 06
Desde
que tenhamos compreendido o significado da palavra “Deus”, sabemos, de
imediato, que Deus existe. Com efeito, essa palavra designa uma coisa de tal ordem
que não podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na
realidade e no pensamento é maior do que o que existe apenas no pensamento.
Donde se segue que o objeto designado pela palavra “Deus”, que existe no
pensamento, desde que se entenda essa palavra, também existe na realidade. Por
conseguinte, a existência de Deus é evidente.
Tomás
de Aquino. Suma Teológica. Rio de Janeiro: Loyola, 2002.
O
texto apresenta uma elaboração teórica de Tomás de Aquino caracterizada por
A)
reiterar a ortodoxia religiosa contra os heréticos.
B)
sustentar racionalmente doutrina alicerçada na fé.
C)
explicar as virtudes teológicas pela demonstração.
D)
flexibilizar a interpretação oficial dos textos sagrados.
E)
justificar pragmaticamente crença livre de dogmas.
Questão 07
Não
é verdade que estão ainda cheios de velhice espiritual aqueles que nos dizem:
“Que fazia Deus antes de criar o céu e a terra? Se estava ocioso e na
realizava”, dizem eles, “por que não ficou sempre assim no decurso dos séculos,
abstendo-se, como antes, de toda ação? Se existiu em Deus um novo movimento,
uma vontade nova para dar o ser a criaturas que nunca antes criar, como pode
haver verdadeira eternidade, se n’Ele aparece uma vontade que antes não
existia?”
A
questão da eternidade, tal como abordada pelo autor, é um exemplo de reflexão
filosófica sobre a(s)
A)
essência da ética cristã.
B)
natureza universal da criação.
C)
certezas inabaláveis da experiência.
D)
abrangência da compreensão humana.
E)
interpretação da realidade circundante.
Questão 08
No
início da década de 1990, dois biólogos importantes, Redford e Robinson,
produziram um modelo largamento aceito de "produção sustentável" que
previa quantos indivíduos de cada espécie poderiam ser caçados de forma
sustentável baseado nas suas taxas de reprodução. Os seringueiros do Alto do
Juruá tinham um modelo diferente: a quem lhes afirmava que estavam caçando
acima dos sustentável (dentro do modelo), eles diziam que não, que o nível de
caça dependia da existência de áreas de refúgio em que ninguém caçava. Ora,
esse acabou sendo o modelo batizado de "fonte-ralo" proposto dez anos
após o primeiro por Novaro, Bodmer, e o próprio Redford e que suplantou o
modelo anterior.
CUNHA,
M. C. Revista USP, n. 75, set~nov. 2007.
No
contexto da produção científica, a necessidade de reconstrução desse modelo,
conforme exposto no texto, foi determinada pelo confronto com um(a):
A)
conclusão operacional obtida por lógica dedutiva.
B)
visão de mundo marcada por preconceitos morais.
C)
hábito social condicionado pela religiosidade popular.
D)
conhecimento empírico apropriado pelo senso comum.
E)
padrão de preservação construído por experimentação dirigida.
Questão 09
Um
dos teóricos da democracia moderna, Hans Kelsen, considera elemento essencial
da democracia real (não da democracia ideal, que não existe em lugar algum) o
método da seleção dos lideres, ou seja, a eleição. Exemplar, neste sentido, é a
afirmação de um juiz da Corte Suprema dos Estados Unidos, por ocasião de uma
eleição de 1902: "A cabine eleitoral é o templo das instituições
americanas, onde cada um de nós é um sacerdote, ao qual é confiada a guarda da
arca da aliança e cada um oficia do seu próprio altar".
BOBBIO,
N. Teoria Geral da política. Rio de Janeiro: Elsovior, 2000 (adaptado).
As
metáforas utilizadas no texto referem-se a uma concepção de democracia
fundamentada no(a)
A)
justificação teísta do direito.
B)
rigidez da hierarquia de classe.
C)
ênfase formalista na administração.
D)
protagonismo do Executivo no poder.
E)
centralidade do indivíduo na sociedade.
GABARITO
01
- D
02
- D
03
- E
04
- B
05
- C
06
- B
07
- D
08
- D
09
- E
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