Os campos da Filosofia

Ao estudarmos filosofia estaremos diante de perguntas que, em maior ou menor grau, nos inquietam. Como (sempre *rs) costumo dizer, nem todas as perguntas têm status de filosóficas: perguntas cotidianas que são respondidas prontamente não recebem tal caracterização (lembrem-se do "Qual é seu nome?).

De maneira didática, podemos dividir a Filosofia em 5 campos, a saber:

Estética - parte da Filosofia responsável pelas discussões sobre arte, sobre o belo (e, seu extremo oposto) e temas que versem sobre tais. Perguntas correntes no campo: O que é arte? É possível uma neutralidade que julgue as obras? O belo é mutável ou permanece, ad eternum?

Teoria do Conhecimento (Epistemologia) - parte da filosofia que se preocupa com reflexões à respeito do conhecimento e do alcance deste (dentre temas que circundem tais). Perguntas correntes: Podemos conhecer tudo? Qual a objetividade de uma teoria científica?

Lógica - Parte da filosofia responsável pelo estudo de argumentos e o bom encadeamento destes. Como exemplo, lembrem-se (caros alunos) do "Não vi ninguém!". A lógica, abro parênteses, é indispensável na articulação argumentativa!

Metafísica - Campo cujo objeto é tudo aquilo que não possui realidade física (do grego Meta - Além e Phýsis - Natureza). Se preocupa com, por exemplo, "O que é o ser" e "Quais os atributos divinos", etc etc e... etc.

Ética: Responsável pelo estudo do comportamento humano, bem como pela investigação do bem agir e de temas afins. Didaticamente, aproximaremos a política da ética, na medida em que a política mostra-se uma arte visando atingir um bem (saiba mais sobre política nos posts anteriores). Perguntas: O que é uma boa ação? O que é corrupção?

Para terminar, cito Wittgenstein:

O filósofo trata uma questão como uma doença.
Ludwig Wittgenstein(1889-2006), Investigações Filosóficas (Philosophische Untersuchungen), § 255.

Comentários

  1. ajudou muito man mais faltou um, msm assim obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. gostei de seu trabalho

    ResponderExcluir
  3. q ffeera meu muito doido

    ResponderExcluir
  4. falta o moral né?
    mais mesmo assim falam de coisas interessantes que podem ser abdusidas...

    ResponderExcluir
  5. A moral, como definição didática, pode ser entendida como o conjunto de regras de uma determinada sociedade - enquanto a discussão dessas regras encontra-se na Ética. Portanto não vamos considerar a moral como um campo filosófico, e sim a Ética como reflexão acerca da Moral.

    ResponderExcluir
  6. falto politica justamente o que eu precisava

    ResponderExcluir
  7. ESSA PAGINA MIM AJUDOU MUITO NAS QUESTOES DE FILOSOFIA OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  8. obrigada tem muitas informaçoes ..
    que pode ajudar ahh falta avpolitica e so um avizo!!

    ResponderExcluir
  9. Olá meus nobres! Realmente a política se configura como um sexto campo. Alguns livros didáticos a coloca como parte da ética, embora eu não concorde muito com essa posição. De fato, a política (que se origina do termo pólis ou cidade) mostra-se a discussão sobre aspectos relativos à cidade e sociedade. Termos como justiça e sistemas são comumente discutidos nesse campo. Grato pelas dicas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas