A Filosofia no Mundo - Karl Jaspers


Mas como se põe o mundo em relação com a filosofia? Há cátedras de filosofia nas universidades. Atualmente, representam uma posição embaraçosa. Por força da tradição, a filosofia é polidamente respeitada, mas, no fundo, objeto de desprezo. A opinião corrente é a de que a filosofia nada tem a dizer e carece de qualquer utilidade prática... É nomeada em público, mas - existirá realmente?

A oposição se traduz em fórmulas como: a filosofia é demasiado complexa; não a compreendo; está além de meu alcance: não tenho vocação para ela; e, portanto, não me diz respeito. Ora, isso equivale a dizer: é inútil o interesse pelas questões fundamentais da vida; cabe abster -se de pensar no plano geral para mergulhar, através de trabalho consciencioso, num capitulo qualquer de atividade prática ou intelectual; quanto ao resto, bastará ter "opiniões" e contentar-se com elas.

A polêmica torna-se encarniçada. Um instinto vital, ignorado de si mesmo, odeia a filosofia. Ela é perigosa. Se eu a compreendesse, teria de alterar minha vida, Adquiriria outro estado de espírito, veria as coisas a uma claridade insólita, teria de rever meus juízos. Melhor é não pensar filosoficamente. E surgem os detratores, que desejam substituir a obsoleta filosofia por algo de novo e totalmente diverso. Ela é desprezada como produto final, uma teologia falida. A insensatez das proposições dos filósofos é ironizada.

Muitos políticos vêem facilitado seu nefasto trabalho pela ausência da filosofia. Massas e funcionários são mais fáceis de manipular quando não pensam, mas tão-somente usam de uma inteligência de rebanho. É preciso impedir que os homens se tornem sensatos. Mais vale, portanto, que a filosofia seja vista como algo entediante...

Comentários

  1. O que foi dito é pura realidade. Mas ainda assim quero "fazer" Filosofia um dia...

    ResponderExcluir
  2. nao sei se entendi o que e inteligencia de rebanho.

    ResponderExcluir
  3. Nobre anônimo, "rebanho" é uma metáfora utilizada para caracterizar "muitos que, sobretudo, seguem outros". Pense, como exemplo, os bois e o boiadeiro: o segundo conduz o gado!

    Dessa forma, dizer "inteligência de rebanho" é dizer - o pensamento de muitas pessoas que somente seguem outros - com efeito, sem ter as próprias opiniões.

    ResponderExcluir
  4. professor Danilo, querio um breve resumo do texto a filosofia no mundo

    ResponderExcluir
  5. gostaria que me enviasse um comentário com suas opiniões sobre esse texto.
    Agradeço desde já
    Gabriela souza

    ResponderExcluir
  6. Danilo quem foi Emmanel Kant o q ele acreditava como filosofia no mundo obrgd Claudia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas