Sorria, você está sendo observado!

Boa noite, meus caros alunos e visitantes!

Não é novidade dizer que o "Google", com seu amplo sistema de pesquisa, revolucionou a internet. De fato, quem nunca - atrás de um termo desconhecido - utilizou-se do site? O interessante, e esse é o tema do post de hoje, é que o site disponibiliza anualmente um relatório (por país) dos termos mais buscados.

O Zeitgeist ("Espírito do tempo", algo como "atmosfera intelectual") é o site da google que se responsabiliza pelo descrito acima. Através dele sabemos, por exemplo, que no Brasil o termo mais buscado foi "orkut", enquanto na Malásia temos "youtube".

Mas, vocês perguntam, o que tudo isso tem haver com Filosofia? Tudo! Primeiramente, o nome do site: é o mesmo termo usado por um grande filósofo do século XIX, chamado Hegel.! Além disso, todos os filósofos sempre se preocuparam com a "atmosfera" de um tempo! Delineamos nosso tempo através de observações e reflexões - para então podermos explicá-lo e propor alternativas e novos modos de perceber a realidade.

E, que tal, vocês pensarem no nosso "hoje" através destes termos digitados no Google? Ou mesmo notarem como o mundo fala, hoje, praticamente uma única língua!? Ou, para terminar, que estamos sendo controlados ininterruptamente!

Boa noite e ótimas reflexões!

http://www.google.com/intl/en/press/zeitgeist2008/index.html

Comentários

  1. Foi bom saber que música está em Oitavo lugar,
    assim entre os 10 colocados, como Mais Pesquisados no Google,
    que revolução o tal do Google tem feito, né?
    Seria o Google um Filósofo ?

    ResponderExcluir
  2. Acho difícil, pois não creio que desaparecerá quando as crises terminarem! *rs...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas