Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?

E em tom de desabafo e filosofia...

Lamentavelmente percebo, dia após dia, que os estudantes estão deixando de ter paixões por determinadas ocupações - atividades recreativas que permitem o contato social, dentre outras vantagens - e dando preferência a um batalhão de atividades padronizadas e lamentavelmente alienantes*.

Há uma redutibilidade, sobretudo, aos mesmos estudos (muitas vezes caótica): são aulas de inglês, espanhol, música, dança, natação, judô (sim, a mesma pessoas e tudo isso!) e outras tantas que - certamente - não trarão êxito ou bom aproveitamento em nenhuma delas (devido, justamente, à quantidade envolvida)!

Assisto com pesar a mesma cena, quando os alunos optam pelo curso no vestibular: ou gostam de tudo e não conseguem escolher, ou não gostam de nada e também não conseguem escolher! São lados de uma mesma moeda.

Não é hora de parar pra pensar? Será que a sociedade atual, com sua velocidade de informações e obrigações mesquinhas, não nos levará à ruína? Não estamos formando seres sem alma, cujas escolhas se reduzem aos mesmos cursos, justamente por não terem vivido nada? Você, nobre leitor, tem sede de que? Em caso de resposta "nada" ou "tudo", lembre-se: são lados de uma mesma...

*Do latim, alienare: significa transferir para outrem o domínio de, alhear.

Comentários

  1. Ah, fiquei feliz por ver que não sou nem "nada" e nem "tudo", embora eu ainda precise parar pra pensar sobre a minha fome, porque eu podia falar realmente de que ela é, mas agora eu sinto que essa resposta é mais complexa do que parece.

    ResponderExcluir
  2. Me encaixo perfeitamente naqueles que querem tudo! O problema maior é saber que estou na ruína e não saber como sair!

    ResponderExcluir
  3. eu tenho tudo menos a inteligencia tento saber aprender mas nada em caixa nessa minha cabecinha mas vou mim esforça e estudar eu querotudo de bom pra mim mas´pra isso precisa dos estudos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas