E as contas matemáticas...?


Um esperto aluno, numa aula hoje pela manhã, fez-me uma pergunta interessante que gostaria de reproduzir para você que está lendo! No decorrer de uma aula eu disse que as perguntas filosóficas, diferentemente de perguntas triviais, nos faz pensar. Continuei dizendo que "um dos possíveis exemplos é percebermos a diferença entre a pergunta "Qual seu nome?", respondida sem hesitação, com a pergunta "Quem é você?". Você não é um nome somente, o que ocasiona um maior esforço intelectual - já que a segunda é filosófica."

Pois bem. Um dos alunos levantou a mão e perguntou-me: "a conta matemática 324 x 516 me faz pensar.. então se eu pergunto quanto é 324 x 516 tal é uma questão filosófica?"

A argumentação do aluno foi boa! Mas lembremos que, além de nos fazer pensar, a questão filosófica deve proporcionar um debate de ideias. De fato, o cálculo acima, depois de descobrirmos que possui como resultado 167184, dispensará discussões! Por isso as contas matemáticas não são filosóficas.

Espero que todos tenham gostado da pergunta tanto quanto eu! 

Um abraço, 
Danilo Svágera da Costa.

Comentários

Postagens mais visitadas