E sobre a educação...

Escrevi este texto quando comecei a dar aulas... alguns (muitos!) anos depois, posso ver que ainda sinto o mesmo! É gratificante.


"O sistema escolar é algo fascinante. É sistema porquê diz respeito a um conjunto de interações, de conexões entre os membros que se afetam por diversos modos; é fascinante porquê se revelam surpresas diariamente.
Leciono Filosofia. Quando me formei, na Ufmg, ouvia repetidas vezes sobre o lado negativo deste supracitado sistema. O dark side of the moon. Na prática, a teoria é diferente (citando o professor Gilmar). Ministrar aulas é o encontro da liberdade com a responsabilidade, do soltar com o conduzir. É uma experiência única, onde o professor - o artista - recria o espetáculo diariamente.
O espetáculo criado possui sempre os mesmo 25, 35, 40 expectadores. Mas, contrariamente a um show, têm de ser diferente a cada dia. Por isso, digo-lhe, é o ator em constante movimento."


Um grande abraço, companheiros!

Comentários

  1. Na sala de aula se forma o ator do conhecimento. É lá que nos perdemos e nos encontramos. Também, por lá, descobrimos que não iremos ensinar qualquer coisa qualquer, que viemos muito mais aprender!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas