Caixa de dicas

Para navegar na "Escola Filosófica" escolha um assunto na barra lateral direita e acesse os conteúdos presentes. No caso de atuais alunos, os trabalhos requeridos em sala de aula estarão contidos em "exercícios" - vocês encontrarão possíveis dicas em matérias.

A "Escola Filosófica" está ON novamente!!

Dos desejos e da insatisfação




"A satisfação de um desejo é como a esmola que se dá ao mendigo: só consegue manter-lhe a vida para lhe prolongar a miséria."  - Arthur Schopenhauer

Vários pensadores já debruçaram-se sobre as características de "ser" humano. Filósofos como Hobbes, Rousseau, Pascal e Schopenhauer tentaram desvendar os confins misteriosos que tal estrada nos leva. Obtiveram respostas diferentes, embora isso confirme uma única suposição: somos seres multifacetados. Que tal pensarmos em uma das características abordadas?
Eis, então, uma parcela de nossa condição: somos seres insatisfeitos. Tal como Pascal caracteriza nas suas divagações sobre a miséria da nossa condição, o ser humano nunca estará plenamente satisfeito. Satisfaça-lhe um desejo.. aparecerão outros de igual ou maior proporção. É nosso demônio: não temos uma finalidade, temos metas - uma vez atingidas, outras aparecerão! A frase de Schopenhauer caminha lado a lado com essa concepção. Que tal pensar um pouco na frase, transcrita no início do post? 

Boas reflexões! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrem em contato comigo!

danilosvagera@hotmail.com

Contador