A filosofia no Enem!!



Muitos alunos me perguntam sobre a Filosofia no ENEM. Bem, sabemos que a forma de ingresso nas Universidades brasileiras, hoje em dia, passa por essa prova. Mas... há filosofia no ENEM? E a resposta é... sim! A filosofia está contida na prova que ocorre no primeiro dia, no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ano após ano tal sistema de ingresso vem cobrando mais a disciplina Filosofia dos alunos e, como podemos perceber, essa matéria tem se tornado a ''chave'' para se dar bem no processo. Mas não se preocupe! Estamos aqui para ajudá-lo. 

Aqui vai algumas informações básicas para você se dar bem no exame!

O que é cobrado sobre Filosofia na prova do ENEM?

1) Conhecimento dos principais autores - pensadores desde a Grécia, passando pela modernidade - até a contemporaneidade!! - vem aparecendo na prova. Não se limite ao estudo de somente um período. De atenção a história de cada 'tempo filosófico' e seus principais autores! 

2) Leitura de trechos filosóficos - essa dica é fundamental. Tenha contato com textos de cunho filosófico. Lembre-se que tais são mais 'densos' e 'argumentativos' que outros gêneros textuais. Aproveite e, de quebra, aprenda a argumentar para se dar bem (também!) na redação.

3) Entendimento dos principais conceitos filosóficos - democracia, ética, epistemologia, sofocracia... termos e mais termos podem aparecer na prova, exigindo um conhecimento prévio do candidato. Para tanto, observe que a filosofia é feita por conceitos e se debruce em tais para aprender a 'linguagem filosófica'!

4) Reflexão acerca de temáticas filosóficas tais como política, tipos de conhecimento e ética. - a prova cobrará que o aluno esteja integrado nas áreas filosóficas. Busque ler bastante sobre diversos temas... isso, com toda certeza, ajudará o candidato, também, nas outras questões de humanas.

Quais autores costumam aparecer na prova?

Bem, como não possuímos bola de cristal, podemos somente apontar para a tendência tomando como base os anos anteriores. Tenha os pré-socráticos, Platão, Aristóteles, Descartes, Hume em dia.

Quantas questões de filosofia?

Outra pergunta interessante mas sem uma resposta exata. O exame costuma ter de 5 a 10 questões de filosofia (o que é um número interessante). Se contarmos as questões que exigem 'conceitos filosóficos', esse número cresce bastante. Então, não se atenha a números e estude!

Qual matéria devo 'focar'?

Uma das maiores dúvidas dos alunos... e a resposta é: todas! Como o ENEM não contem matérias específicas (e sim grandes áreas), o vestibulando tem de possuir um certo conhecimento em cada uma. Aliado ao fato das disciplinas serem ''misturadas'', possuir conhecimento satisfatório sobre todas garantirá o sucesso almejado.

Em breve postarei mais 'dicas preciosas' para o ENEM! Um grande abraço e VAMOS QUE VAMOS!

Comentários

Postagens mais visitadas