Da beleza da arte... ou não?



Sim, todos os dias deveríamos nos entregar a arte. Ela nos ajuda a ver o mundo através de novas lentes; a refazer as estruturas do real; a colocar-nos diante do sonho - e não há nada mais importante que sonhar com um novo amanhã. Ou há?

 Alguns pensadores possuem uma visão diferente. Segundo tais,  não devemos nos entregar somente ao onírico: o mundo, como Wittgenstein já afirmara, é tudo o que ocorre. São fatos - e contra fatos não há argumentos. A arte, por exemplo, por se tratar de juízos pessoais, transcende explicações lógicas - e são elas que permitem compreender o mundo. Perguntas, então, se abrem:

Seriam os fatos verdades inabaláveis ou um fato é uma interpretação? Existe uma verdade única, a qual deveríamos buscar (caso almejemos uma reflexão ética), ou deveríamos nos entregar ao relativismo, segundo o qual os eventos do mundo são posicionamentos que dependem do ponto de vista? Existe uma história verdadeira ou a história é construída? Já perceberam que a História que estudamos é o ponto de vista de um europeu sobre o resto das culturas? Que estudamos os vencedores e esquecemos, sempre, os ''perdedores''?

Perguntas e perguntas... mas nada tão grandioso quanto elas!

Boas reflexões!

Comentários

Postagens mais visitadas