Caixa de dicas

Para navegar na "Escola Filosófica" escolha um assunto na barra lateral direita e acesse os conteúdos presentes. No caso de atuais alunos, os trabalhos requeridos em sala de aula estarão contidos em "exercícios" - vocês encontrarão possíveis dicas em matérias.

A "Escola Filosófica" está ON novamente!!

Sobre o que não podemos falar?


Muito se proclama, com ares de um absolutismo velado, que religião, política e futebol não se discutem. Porém, sinto-lhes dizer, discordo totalmente.

É justamente pelo tratamento não crítico destes três âmbitos que continua-se a matar em nome da fé; a agredir em nome desse esporte; e a proliferar a corrupção.

É pelo comodismo da ''não discussão'', da assistematicidade, que subverte-se o "amai-vos uns aos outros" para o "amai-vos os semelhantes, somente"; que o esporte cunhado de "paixão nacional" pega para si o vocábulo latino paixão e iguala-se, como na etimologia, ao sofrimento; que a política é colocada de lado (em detrimento da novela, do espetáculo) e sustentamos a inércia da mudança.

Eu, mero servo das ideias, proclamo (embora sem o mesmo absolutismo dos citados no início do post, para não cair no erro da intolerância): discutam! 'Sê' humano. A nossa grandeza, atestava Pascal, reside no pensamento.

Boas reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrem em contato comigo!

danilosvagera@hotmail.com

Contador